Pages

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Origem do Macarrons

Este tradicional e colorido doce, é preparado com merengue e farinha de amêndoas. Sobre a origem do Macaron há uma divergência: os italianos alegam que a receita teria sido elaborada, há séculos em algum monastério. E somente no período da Renascência teria sido levado à França por Catarina de Médici, quando se casou com Henrique – Duque de Orleans. Os franceses clamam pelo reconhecimento da autoria da receita, alegando que já no ano 791 o doce era confeccionado no monástério de Cormery. Independente de sua origem, no início os macarons eram apenas bolachas de avelã.
Durante o século XVII as freiras carmelitas, seguindo o princípio de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne’”, se especializaram na cofecção e comercialização do doce, ficaram conhecidas com Souers Macaron ( irmãs macaron).
Foi apenas no século XX, que Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, introduziu um recheio cremoso aos macarons, que assumiram assim a forma como o conhecemos atualmente. Entre os recheios mais clássicos estão, geléia de frutas, creme de manteiga e ganache.

No Brasil, já há algum tempo essa delícia vem conquistando paladares e corações. O doce está se mostrando um canditato à altura, e disputa espaço com o bem-casado em ocasiões como casamentos, batizados e eventos deste gênero.
Neste último mês, aconteceu em São Paulo a segunda edição do Festival de Macarons - promovido na Sódoces pelo pâtissier Flávio Frederico. Para o festival, o chef trouxe nova proposta e incluiu ingredientes salgados no recheio, como foie gras e flor de sal. A novidade encantou os fãs do doce e deixou ainda claro que além de saborosa, a receita é versátil.
Para os curiosos e apaixonados pelo colorido doce, vale a apena experimentar a versão salgada.



Fonte: Leitura Gastronomica - 08 de outubro de 2009
Imagem: osorrisodogato.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.